O sistema de especialização em medicina,
baseado na Residência Médica(RM), iniciou-se em 1889, em Baltimore, no
Hospital da John’s Hopkins University.
O notável cirurgião William Halsted
convocou quatro ex-internos como residentes em cirurgia e cujo
treinamento determinava responsabilidade progressiva na execução de
cirurgias e nos estudos de cuidados pré e pósoperatórios, além de
cuidar dos pacientes operados no período da noite, por isso residiam no
Hospital.
A partir de 1890, um paradigma da
medicina clínica William Osler, também na John’s Hopkins, passou a
adotar o mesmo sistema para a especialização em Medicina Interna.
O sistema de RM se afirmou e se
difundiu e já em 1927 a Associação Médica Americana, reconhecendo sua
necessidade como treinamento de pós-graduação, publicou a primeira
relação de hospitais cadastrados na execução dos programas de residência
médica.
Seguindo o modelo norte-americano, o
Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo implantou, em 1945, o
primeiro programa de residência, na especialidade de Ortopedia. Em
1948, o Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro iniciou RM
em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia-Obstetrícia.
Em 1967, foi criada a Associação Nacional de Médicos Residentes(ANMR), reconhecida pela Associação Médica Brasileira e o decreto 80.281 de 5 de setembro de 1977 regulamentou a RM e criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
O mister da Residência Médica seria permitir ao médico recém-formado aperfeiçoar-se nas diferentes especialidades e teria como principal característica o treinamento em serviço, sob a orientação de profissionais qualificados em instituições de saúde, universitárias ou não.
O residente quando achar que o seu programa de treinamento não
está funcionando adequadamente, ou não foi lhe entregue no primeiro dia
de residência médica, conforme orientações da CNRM, deve encaminhar à COREME da sua instituição a sua queixa, ou melhor, pela Associação dos Médicos Residentes da sua Instituição, e se não sentir-se satisfeito com os encaminhamentos definidos, deve levar à Comissão Estadual da Residência Médica (CEREM) as suas insatisfações.
Na Residência Médica, e também
no Internato, o ensino/aprendizagem deveria ser preferencialmente
centrado no estudante e mo paciente e ser realizado com a
integralidade das dimensões bio-psico-social, contribuindo para
humanização da medicina contemporânea, formando médicos humanos e com
compaixão pelo sofrimento humano, preocupados em cuidar não somente da
doença que o paciente tem, mas sim de todas as suas necessidades.
O objetivo fundamental de um programa de RM é de produzir médicos habilitados ehumanos baseados em treinamento em Serviço.
Para se atingir este desiderato, o foco é direcionado ao aprendizado de
destrezas, de habilidades clínicas e cirúrgicas e a um plano de
responsabilização gradual do residente relativo ao paciente, para que ao
final, o residente alcance um desempenho ideal no papel de médico.
Sendo assim, e, concluindo: os programas de residência médica de cada especialidade deveriam ser fortemente
fundamentados no treinamento em serviço; orientada ao paciente,
discutida com problemas reais, auto-dirigida, desestimular as sessões
didáticas ( aulas); centrar o foco de aprendizagem no paciente e no seu
problema; Ensinar a prática da medicina com abordagem na
problematização e na melhor evidência científica da medicina.
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