Total Pageviews

Monday, 18 November 2013

FISIOTERAPIA EM PORTUGAL

A Fisioterapia fora do Brasil, assim como em outras profissões, é diferente da Fisioterapia no Brasil. Essas informações são essenciais para os profissionais que desejam se aventurar nesse país, para evitar qualquer tipo de surpresa.

As diferenças começam na graduação. 
Em Portugal o curso de graduação em Fisioterapia é bietápico, isto é: 03 anos mais 01. 
Quem faz 3 anos é Bacharel, pode atender mas não pode dar seguimento a vida acadêmica. Quam faz os 4 anos é Licenciado e pode dar seguimento a vida acadêmica, isto é: lecionar, fazer Mestrado. 
O Fisioterapeuta está enquadrado, pelo ministério da saúde, nos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.

Mas atenção, os cursos superiores de alguns países da Europa estão passando por uma unificação, o tratado de Bolonha, onde todos os países aderentes ao tratado (Portugal faz parte) terão seus currículos unificados, seus cursos terão a duração de, em média, 3 anos, e terão equivalência em todos os países do tratado.

Para exercer a sua profissão de Fisioterapeuta  em Portugal tem duas maneiras: uma é tirando a equivalência do título por uma Faculdade, a outra é pelo ministério da saúde.
Através da faculdade a equivalência pode ser em Bacarelado ou Licenciatura, mesmo nós , no Brasil, tendo o curso de 4 anos sempre, sem a opção dos 3 anos mais 1, há brasileiros que só conseguem o Bacharelado.

http://fisioterapia.com/noticias/imprimir/652

No comments:

Post a Comment