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Saturday, 7 December 2013

O número de analfabetos funcionais universitários cresceu mais de 35% em três anos

Cresceu o número de analfabetos funcionais universitários de 28 para 38% em três anos

 

INAF DE 2012
   
Estudantes não conseguem interpretar e associar informações

Entre os estudantes do ensino superior, 38% não dominam habilidades básicas de leitura e escrita, segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado nessa segunda-feira pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM) e pela ONG Ação Educativa. 
Para a coordenadora-geral da Ação Educativa, Vera Masagão: "No mundo ideal, qualquer pessoa com uma boa 8ª série deveria ser capaz de ler e entender um texto ou fazer problemas com porcentagem, mas no Brasil ainda estamos longe disso.

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=444534 

INAF DE 2009


A alfabetização plena parece estar fora do alcance do sistema educacional brasileiro. 
A porcentagem de analfabetos funcionais no país chegou ao seu menor patamar da história (28%). Por outro, o número de brasileiros plenamente alfabetizados não só deixou de crescer como caiu 3% em relação a 2007.
32% dos brasileiros com ensino superior completo ou incompleto não podem ser considerados plenamente alfabetizados. 
"O número é assustador", afirma a pesquisadora Vera Masagão, uma das coordenadoras do estudo.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI108248-15228,00-DOS+BRASILEIROS+COM+ENSINO+SUPERIOR+NAO+SAO+PLENAMENTE+ALFABETIZADOS.html

OBS: Analfabetos funcionais são capazes de localizar uma informação explícita em textos curtos e familiares, ler e escrever números usuais e realizar operações simples, como manusear dinheiro para o pagamento.

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