Cresceu o número de analfabetos funcionais universitários de 28 para 38% em três anos
INAF DE 2012
Estudantes não conseguem interpretar e associar informações
Para a coordenadora-geral da Ação Educativa, Vera Masagão: "No mundo
ideal, qualquer pessoa com uma boa 8ª série deveria ser capaz de ler e
entender um texto ou fazer problemas com porcentagem, mas no Brasil
ainda estamos longe disso.
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=444534
INAF DE 2009
A alfabetização plena parece estar fora do alcance do sistema educacional brasileiro. A porcentagem de analfabetos funcionais no país chegou ao seu menor patamar da história (28%). Por outro, o número de brasileiros plenamente alfabetizados não só deixou de crescer como caiu 3% em relação a 2007. 32% dos brasileiros com ensino superior completo ou incompleto não podem ser considerados plenamente alfabetizados. "O número é assustador", afirma a pesquisadora Vera Masagão, uma das coordenadoras do estudo. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI108248-15228,00-DOS+BRASILEIROS+COM+ENSINO+SUPERIOR+NAO+SAO+PLENAMENTE+ALFABETIZADOS.html OBS: Analfabetos funcionais são capazes de localizar uma informação explícita em textos curtos e familiares, ler e escrever números usuais e realizar operações simples, como manusear dinheiro para o pagamento. |
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