Total Pageviews

Friday, 5 July 2013

Licensing, Training and Safety in Acupuncture

Licenciamento, formação e 
segurança em acupuntura

Medicinas alternativas e complementares atraem cada vez mais pessoas em países desenvolvidos 

Estes consumidores confiam no alto grau de qualidade oferecido pelos profissionais que praticam  essas medicinas

Melhorar a saúde dos povos exige divulgação e troca de informações levando em conta o conhecimento e a experiência de todos os países da aldeia global.
Para assegurar a mais ampla disponibilização possível de informações objetivas e fidedignas em matéria de saúde, a OMS assegura abrangente distribuição internacional de seu extenso programa de publicações.
Como se sabe, a agência de saúde emitiu diretrizes sobre Segurança Cirúrgica, Higiene das Mãos nos Cuidados de Saúde, Controle do Cólera, Tratamento da Malária, Qualidade do Ar e da Água Potável, Ruído Ambiental etc.
As Diretrizes da OMS sobre Formação e Segurança em Acupuntura encorajam fortemente as autoridades de saúde a regular prática e pesquisa e igualmente devem ser obedecidas tanto quanto as demais diretrizes.

Procedimento seguro

De acordo com a OMS a Acupuntura, em mãos competentes, é geralmente procedimento seguro e, tendo em vista sua “ação reguladora”, é difícil estipular contraindicações absolutas para esta forma de terapia.
A despeito dos progressos incessantemente alardeados, das inovações técnicas nos diagnósticos, nos tratamentos clínicos e nas aplicações de descobertas da ciência básica pela medicina moderna, as Medicinas Tradicionais têm atraido cada vez mais pessoas.
Pesquisas nos países desenvolvidos sobre o comportamento e satisfação dos consumidores sobre saúde revelaram elevado grau de apreciação da qualidade dos cuidados oferecidos por provedores de Medicinas Alternativas e Complementares - MAC. 

Segredo: boa formação

Uma análise de dados sobre malpractice nos EUA (1990-1996) contra quiropráticos, massagistas e acupunturistas demonstrou que os eventos ocorreram com menor frequência e envolveram lesões menos graves do que nas reclamações contra médicos alopatas.
Em uma pesquisa na literatura mundial foram identificados apenas 193 eventos adversos após  a sessão de Acupuntura em um período de 15 anos (incluindo eventos menores como hematomas e tontura).
A formação dos profissionais em AC é questão básica cuja extensão e profundidade devem ser definidas pelas autoridades de saúde nacionais, assim como os sistemas de exames e licenciamento oficiais.
A chave para o progresso da AC está na formação em alto nível de todos os acupunturistas. 

http://www.vidaintegral.com.br/noticias.php?noticiaid=1459

No comments:

Post a Comment