Total Pageviews

Tuesday, 20 January 2026

Cerca de um Terço das Faculdades de Medicina Reprovado


RESULTADOS DO ENAMED

Segurança do Paciente, Formação e Qualificação Médica

No cenário da educação há hipertrofia quantitativa dissociada de excelência qualitativa, conforme o Enamed.
No país que é campeão mundial em número de faculdades de medicina, em números absolutos, cerca de um terço dos cursos receberam notas 1 ou 2. Tais instituições reprovadas injetam anualmente no mercado milhares de profissionais sem a devida proficiência acadêmica.
A persistente lacuna regulatória quanto à aferição de competências é agravada pela morosidade do Congresso Nacional na aprovação de Projetos de Lei, como o PROFIMED (PL 2.294/2024), que visam instituir um exame de proficiência obrigatório como condicionante para o exercício profissional.
A formação em um curso de graduação de medicina moderna, mesmo naqueles pertencentes ao terço mal avaliado, confere licença aos recém-formados para a atuação em qualquer área da medicina, pois não há exigência legal de residência médica obrigatória para o exercício de especialidades.
Para agravar o caso, a ausência de mecanismos de recertificação compulsória e a resistência à implementação de certificados de atualização periódicos consolidam um modelo de licenciamento vitalício que ignora a obsolescência do conhecimento técnico.
O sistema permite o exercício da Acupuntura, que foi recentemente regulamentada e que é uma especialidade médica, seja exercida por médicos generalistas, mesmo sem possuírem especialização, terem sido aprovados em exames oficiais de estado apenas pode impedi-los de usar o título de especialistas.




 

No comments:

Post a Comment