Total Pageviews

Thursday, 9 August 2018

Dia Da Medicina Tradicional Africana 2018

A Assembleia Mundial de Saúde soma uma dúzia de Resoluções sobre Medicina Tradicional

Cerca de 80% da população da África depende da Medicina Tradicional para as necessidades básicas de saúde e, em alguns casos, a Medicina Tradicional é o ÚNICO serviço de saúde disponível, próximo e economicamente acessível para muitas pessoas no continente. 
Em 2000 o Comitê Regional Africano adotou uma resolução sobre a Promoção do Papel da Medicina Tradicional nos Sistemas de Saúde baseada no reconhecimento, institucionalização, pesquisa, propriedade intelectual e defesa da Medicina Tradicional.
Os governos da região instauraram a Década da Medicina Tradicional Africana (2001-2010) e, em 2003, aprovaram um Plano de Ação para implementá-la. 
Desde 2003 todos os 46 países da região, cientistas e profissionais das duas formas de medicina comemoram o Dia da Medicina Tradicional Africana.
A Organização Mundial da Saúde (WHO AFRO) designou oficialmente o dia 31 de agosto como Dia da Medicina Tradicional Africana. 
Em 2007, a pesquisa em MT foi declarada uma prioridade e reconhecida como necessidade pela Declaração de Argel sobre Investigação em Saúde (2008).
Trinta nos depois, a Declaração de Ouagadougou, Burkina Faso (2008) reiterou a Declaração de Ama-Ata, que reconheceu os profissionais da Medicina Tradicional como parte do pessoal das equipes de cuidados primários de saúde.
Universidades incluíram a MT nos currículos dos cursos de medicina e farmácia e programas de formação foram criados para estudantes da área da saúde sobre MT e para profissionais de MT.
Entre os resultados de um inquérito africano (2010) sobre os progressos realizados abrangendo 39 países, todos criaram um Gabinete de MT junto ao Ministério da Saúde e desenvolveram políticas nacionais; 28 criaram Institutos de Pesquisas e quadros jurídicos para a prática; 25 países possuíam sua Comissão Nacional de experts e 21, legislação ou regulamentação para a prática profissional da MT.
No Senegal há uma ONG internacional chamada PROMETRA que tem como objetivo preservar a Medicina Tradicional Africana.
O exemplo africano será um dia seguido no Brasil?




https://www.facebook.com/events/983584345156968/

No comments:

Post a Comment