A colônia sino-coreana em Santos SP
Lee, o médico
A Medicina Oriental apenas começa a ser conhecida e divulgada no Brasil, onde ainda não é reconhecida oficialmente, como na França, nos Estados Unidos e outros países ocidentais. Pois foi com a intenção de difundir a Medicina Oriental no Brasil que o dr. Eu Won Lee, médico formado pela escola de Kyng Hee, na Coréia, resolveu imigrar para São Paulo, há seis anos.
Aqui ele encontrou um campo praticamente inexplorado, mas, aos poucos, houve boa receptividade do povo para com os métodos orientais de cura para doenças.
Segundo o dr. Lee, os santistas, por exemplo, são uma espécie de praticantes naturais do taoísmo (filosofia chinesa segundo a qual o homem deve viver em perfeita harmonia com a natureza).
"Nas capitais, a correria e a ganância predominam.
Mas numa cidade como Santos, as pessoas sabem dar importância ao prazer de tomar um solzinho pela manhã, aproveitar um dia de folga, um momento agradável da vida. No fundo, isso é simplesmente taoísmo".
Em São Paulo, ele fundou o Centro de Estudos de Medicina Oriental, onde dá cursos para médicos formados - atualmente tem quase 50 alunos, da Capital e do Interior, que em dois anos podem estar aptos para aplicar os conhecimentos da acupuntura e fitoterapia.
Beth Capelache de Carvalho (texto)
Jornal A Tribuna de Santos
15/8/1982
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0150j.htm
No comments:
Post a Comment