Total Pageviews

Sunday, 12 August 2018

Diretrizes da OMS para o desenvolvimento de informações ao consumidor sobre Medicinas Tradicional, Complementar e Alternativa

MUUITA ATENÇÃO: DE OLHO NO MARKETING!

Nem tudo que é vendido como sendo "natural" é seguro, eficaz, tem qualidade comprovada ou realmente é natural. Relatórios recentes mostraram, além de benefícios, riscos associados aos diferentes tipos de Medicinas Tradicional, Complementar e Alternativa. É extremamente necessário desenvolver informações CONFIÁVEIS para atender às necessidades dos consumidores que cada vez mais procuram pelas MT/MCA.

As Diretrizes da OMS para o desenvolvimento de informações ao consumidor "tornam possível construir uma base sólida de opções de cuidados de saúde que irá apoiar os cidadãos no exercício do seu direito de fazer escolhas informadas".
De acordo com tais Diretrizes é extremamente importante criar condições para a utilização correta das Medicinas Tradicional, Complementar e Alternativa e uma das condições é a "necessidade de se certificar de que os consumidores estejam bem informados e conscientes das estratégias e tratamentos destas medicinas, de modo a capacitá-los a tomar decisões apropriadas sobre como melhorar a sua saúde".
Segundo a OMS, embora hoje em dia os consumidores tenham amplo acesso a vários tratamentos e terapias de MT/MCA, geralmente não têm informações suficientes sobre o que saber ou verificar ao usar o MT/MCA para evitar danos desnecessários.
As Diretrizes da OMS fornecem aos governos e outras partes interessadas envolvidas no desenvolvimento de informações ao consumidor uma visão geral dos princípios e atividades gerais necessários para o desenvolvimento de informações confiáveis, e é uma referência útil aos consumidores para orientá-los sobre as informações que precisam ter, a fim de escolher uma terapia de MT/MCA segura e eficaz.

Higienização das mãos



Estudo de análise multicêntrica do cumprimento da higiene das mãos 

Thursday, 9 August 2018

Dia Da Medicina Tradicional Africana 2018

A Assembleia Mundial de Saúde soma uma dúzia de Resoluções sobre Medicina Tradicional

Cerca de 80% da população da África depende da Medicina Tradicional para as necessidades básicas de saúde e, em alguns casos, a Medicina Tradicional é o ÚNICO serviço de saúde disponível, próximo e economicamente acessível para muitas pessoas no continente. 
Em 2000 o Comitê Regional Africano adotou uma resolução sobre a Promoção do Papel da Medicina Tradicional nos Sistemas de Saúde baseada no reconhecimento, institucionalização, pesquisa, propriedade intelectual e defesa da Medicina Tradicional.
Os governos da região instauraram a Década da Medicina Tradicional Africana (2001-2010) e, em 2003, aprovaram um Plano de Ação para implementá-la. 
Desde 2003 todos os 46 países da região, cientistas e profissionais das duas formas de medicina comemoram o Dia da Medicina Tradicional Africana.
A Organização Mundial da Saúde (WHO AFRO) designou oficialmente o dia 31 de agosto como Dia da Medicina Tradicional Africana. 
Em 2007, a pesquisa em MT foi declarada uma prioridade e reconhecida como necessidade pela Declaração de Argel sobre Investigação em Saúde (2008).
Trinta nos depois, a Declaração de Ouagadougou, Burkina Faso (2008) reiterou a Declaração de Ama-Ata, que reconheceu os profissionais da Medicina Tradicional como parte do pessoal das equipes de cuidados primários de saúde.
Universidades incluíram a MT nos currículos dos cursos de medicina e farmácia e programas de formação foram criados para estudantes da área da saúde sobre MT e para profissionais de MT.
Entre os resultados de um inquérito africano (2010) sobre os progressos realizados abrangendo 39 países, todos criaram um Gabinete de MT junto ao Ministério da Saúde e desenvolveram políticas nacionais; 28 criaram Institutos de Pesquisas e quadros jurídicos para a prática; 25 países possuíam sua Comissão Nacional de experts e 21, legislação ou regulamentação para a prática profissional da MT.
No Senegal há uma ONG internacional chamada PROMETRA que tem como objetivo preservar a Medicina Tradicional Africana.
O exemplo africano será um dia seguido no Brasil?




https://www.facebook.com/events/983584345156968/