MUUITA ATENÇÃO: DE OLHO NO MARKETING!
Nem tudo que é vendido como sendo "natural" é seguro, eficaz, tem qualidade comprovada ou realmente é natural. Relatórios recentes mostraram, além de benefícios, riscos associados aos diferentes tipos de Medicinas Tradicional, Complementar e Alternativa. É extremamente necessário desenvolver informações CONFIÁVEIS para atender às necessidades dos consumidores que cada vez mais procuram pelas MT/MCA.
As Diretrizes da OMS para o desenvolvimento de informações ao consumidor "tornam possível construir uma base sólida de opções de cuidados de saúde que irá apoiar os cidadãos no exercício do seu direito de fazer escolhas informadas".
De acordo com tais Diretrizes é extremamente importante criar condições para a utilização correta das Medicinas Tradicional, Complementar e Alternativa e uma das condições é a "necessidade de se certificar de que os consumidores estejam bem informados e conscientes das estratégias e tratamentos destas medicinas, de modo a capacitá-los a tomar decisões apropriadas sobre como melhorar a sua saúde".
Segundo a OMS, embora hoje em dia os consumidores tenham amplo acesso a vários tratamentos e terapias de MT/MCA, geralmente não têm informações suficientes sobre o que saber ou verificar ao usar o MT/MCA para evitar danos desnecessários.
As Diretrizes da OMS fornecem aos governos e outras partes interessadas envolvidas no desenvolvimento de informações ao consumidor uma visão geral dos princípios e atividades gerais necessários para o desenvolvimento de informações confiáveis, e é uma referência útil aos consumidores para orientá-los sobre as informações que precisam ter, a fim de escolher uma terapia de MT/MCA segura e eficaz.