Total Pageviews

Friday, 12 December 2025

Biblioteca Global de Medicina Tradicional da OMS

Daqui há alguns dias a OMS lançará sua biblioteca global de Medicina Tradicional, primeira plataforma digital do gênero com mais de 1,6 milhão de registros científicos sobre o tema, uma rede de dados sobre Medicina Tradicional e um Quadro sobre Conhecimento Indígena, Biodiversidade e Saúde, entre outras iniciativas, durante a Segunda Cúpula Global da OMS sobre Medicina Tradicional.

Outro importante tópico da reunião será a implementação da nova Estratégia Global de Medicina Tradicional da OMS 2024-2035, aprovada pela Assembleia Mundial de Saúde, que fornece orientações vitais sobre REGULAMENTAÇÃO, entre outros temas.



WHO Traditional Medicine Global Summit 2023


"Quando validada cientificamente, a Medicina Tradicional tem o potencial de reduzir as lacunas de acesso (à saúde) para milhões de pessoas ao redor do mundo", de acordo com a OMS.



 

Medicina Tradicional. Uma Realidade Global

A grande maioria dos Estados-membros da Organização Mundial da Saúde diz que de 40% a 90% de suas populações utiliza Medicina Tradicional

A Medicina Tradicional enfatiza remédios baseados na natureza e abordagens holísticas e personalizadas para restaurar o equilíbrio entre mente, corpo e ambiente, mas apesar do uso e demanda generalizados, recebe menos de um por cento do financiamento global para pesquisa, segundo Shyama Kuruvilla, Diretora do Centro Global de Medicina Tradicional da OMS. 

Disse ainda que ''metade da população mundial não tem acesso a serviços essenciais de saúde; a medicina tradicional é frequentemente o cuidado mais próximo ou o único disponível para muitas pessoas".

Fonte: OMS




Monday, 10 November 2025

Encontro Metropolitano: Saúde do Idoso e Terapias Naturais (2004)

PRIMEIRO MUNDO, EM SANTOS, SP

Sucesso absoluto no I Encontro Metropolitano. Evento ÚNICO NO PAÍS idealizado com base na Resolução da Assembleia Mundial de Saúde WHA56.31, que aprovou a Estratégia da OMS de Medicina Tradicional 2002-2005.

Somente DOIS ANOS DEPOIS surgiu a Portaria 971, do Ministério da Saúde.

Mesa de abertura composta pela Magnífica Reitora da UNISANTOS, Profa. Maria Helena Lambert, Secretário da Saúde Thomaz Soderberg, Secretária de Ação Social Anamara Simões, membros do Conselho Municipal do Idoso e Conselho Estadual do idoso.

Participaram grandes expoentes da Medicina Tradicional como o Prof. Hirashi Kaneshiro, Prof. Nelson Tarruze, Profa. Carmen Cristina, Profa. Maria do Carmo e professores da Universidade Católica de Santos Suemy Hayashi e David Roberto.






















 












Prevenção, pedra angular

 

Prevenção, pedra angular da resposta às doenças





Artigo do Prof. David Hruodbeorth


Fonte:  Portal do Envelhecimento 

https://portaldoenvelhecimento.com.br/prevencao-pedra-angular-da-resposta-as-doencas/?noamp=mobile





Prevenção

 

Prevenção, pedra angular da 

resposta às doenças

O envelhecimento do povo é uma tendência global com consequências para a saúde, principalmente em relação à ascensão de doenças não transmissíveis, como as cardíacas, pulmonares, câncer, diabetes, transtornos mentais. Doenças que geralmente não têm cura e tornam-se crônicas. Os ssistemas de saúde e a educação médica terão de ser reorientados porque foram desenvolvidos para gerenciar curtos episódios agudos de doenças infecciosas.

David Hruodbeorth (*)

De acordo com a Dra. Margareth Chan, Diretora geral da OMS, ser idoso é o novo padrão de normalidade, “o envelhecimento do povo é uma tendência global com consequências para a saúde, principalmente em relação à ascensão de DNTs, doenças não transmissíveis (cardíacas, pulmonares, câncer, diabetes, transtornos mentais) que, uma vez desenvolvidas, geralmente não têm cura e tornam-se crônicas”.

A OMS alertou que o aumento das DNTs é um desastre iminente, que há uma necessidade urgente de prevenir incapacidades relacionadas e planejar cuidados de longa duração. Medicamentos, dispositivos e tecnologias cada vez mais sofisticados e caros não irão evitar um “desastre iminente”. Somente, políticas previdentes e inteligentes poderão fazê-lo, de acordo com a Dra. Chan, no Forum Global em Moscou, 2011.

Segundo ela, “Sistemas de saúde e a educação médica terão de ser reorientados porque foram desenvolvidos para gerenciar curtos episódios agudos de doenças infecciosas e a tendência na prática médica continua a se mover cada vez mais em direção à especialização, quando a necessidade é de uma abordagem mais generalista”.

A Diretora deixou uma inquietante pergunta no ar: qual será o ganho líquido das nações se os benefícios da modernização e crescimento econômico são anulados pelos custos com despesas médicas, perda de produtividade e morte prematura dos cidadãos por doenças evitáveis? Possivelmente as frases mais marcantes da Dra. Chan sejam estas: “Lembre-se das pessoas”, “Nunca se esqueçam das pessoas” (...)

Outro grave problema está relacionado ao meio ambiente; a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que substitui os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, contém 17 objetivos, entre eles promover a saúde e o bem-estar e garantir acesso ao saneamento básico.

David Hruodbeorth é professor de Tai Chi e Doutor em Acupuntura pela WFAS, World Federation of Acupuncture-Moxibustion Societies, China, 2006. 

Reprodução parcial do Portal do Envelhecimento e Longeviver

https://portaldoenvelhecimento.com.br/prevencao-pedra-angular-da-resposta-as-doencas/?noamp=mobile

Somos profissionais de diversas áreas e oriundos de diversas regiões do Brasil e de outros países, todos estudiosos do processo de envelhecimento na perspectiva do ser que envelhece e não unicamente que adoece. Esta nossa filosofia e “atitude” frente ao envelhecimento é o pressuposto para o desenvolvimento da contínua construção de uma “Cultura da Longevidade”.

Friday, 17 October 2025

WHO Gujarat Declaration

WHO Traditional Medicine Global Summit 2023

Meeting recommendations 


Support for the recognition and appropriate regulation of TCIM practitioners 







Second WHO Global Summit on Traditional Medicine

 

REGULATION OF TRADITIONAL MEDICINE PRACTITIONERS 

"Restoring balance: The science and practice of health and well-being"

Day 3, Re-imagining health systems for balance, safety and resilience 

Parallel 3.D: REGULATION OF PRACTITIONERS 


Source: WHO






Tuesday, 7 October 2025

Traditional Medicine in WHO South East Asia Region

WHO SEARO



 

Centro Global de Medicina Tradicional da OMS e Tai Chi

 

A OMS colabora com todos os Estados-membros para se concentrar em evidências e aprendizado, dados e análises, sustentabilidade e equidade, e inovação e tecnologia para aproveitar a contribuição potencial da Medicina Tradicional – apoiada pela ciência moderna e pelos princípios de diversidade, equidade e sustentabilidade – para a saúde das pessoas. O Centro Global de Medicina Tradicional da OMS (WHO Global Centre for Traditional Medicine) pretende maximizar o papel da medicina tradicional na saúde global, diz o site da OMS.

Entre as técnicas de Medicina Tradicional mostradas no vídeo, destaque para o Tai Chi Chuan, uma das mais elevadas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa.



Wednesday, 1 October 2025

Dia do Respeito aos Idosos

 

Dia do Respeito aos Idosos

No Brasil é comemorado o Dia do Idoso hoje, primeiro de outubro.

O costume de lembrar dos ancestrais e refletir sobre as próprias raízes é transmitida há milhares de anos na China. Lá o dia 9 de setembro é o Dia do Idoso, onde a tradição combina com a modernidade; este é um festival de respeito, homenagem, amor e ajuda aos idosos.  

O costume de festejar e rezar pela longevidade tem um dia especial: dia nove do nono mês (calendário chinês), Festival do Duplo Nono, "Ta Qiu", um dos festivais tradicionais chineses de culto aos ancestrais.

Nos tempos modernos, 09/09 recebeu um novo significado: Dia do Respeito aos Idosos

O ideograma chinês nove é um homófono para “longo”, “duradouro”.  Assim, carrega a ideia da longevidade, eternidade.

Um dos protótipos do Festival do Duplo Nono é o antigo ritual de celebração ao Grande Fogo (Antares), a estrela que simboliza as estações, que recua para noroeste, junto com as várias estrelas em frente à constelação de Canglon; um marcador para a produção sazonal e a vida cotidiana> a dormência do Grande Fogo sinalizava a chegada de um longo inverno.

O nono mês é o mês Xu, o depósito do fogo está localizado a noroeste; é quando o fogo entra no depósito. 

Antigamente, em Yunnan e outras regiões, o costume de celebrar as estrelas por nove dias consecutivos, do primeiro ao nono dia do nono mês lunar, era popular. Esse costume era chamado de Reunião dos Nove Imperadores, e originou-se do culto às estrelas.

Duplo Nono Festival, Encontro dos Nove Imperadores, a “Ursa Maior prolonga a vida". Do primeiro ao nono dia do nono mês lunar, a Ursa Maior está em plena floração. 

Os Nove Imperadores da Ursa Maior são compostos pela Ursa Maior, Zuo Fu e You Bi.

No também chamado de Festival do Dogwood o povo planta dogwood (Shan Zu Yu), escala Montanhas, solta pipas, toma chá e vinho de crisântemo (Ju Hua) e come bolo Chong Yang. 

Escalar montanhas em grupo é outro costume importante com o significado de buscar boa sorte,  evitar o azar e desastres. "O yang atinge seu pico no nono dia do nono mês lunar", então deve-se escalar montanhas para orar por bênçãos.  “Ar puro subindo e ar turvo descendo”.

Subir a lugares altos e olhar ao longe traz paz de espírito.

No Brasil, há um longo caminho a ser percorrido...










Monday, 29 September 2025

OMS Apoia a Integração da Medicina Tradicional

A Organização Mundial da Saúde lançará a Cúpula Global da OMS sobre Medicina Tradicional em Nova Déli, Índia, o repositório digital de conhecimento mais abrangente do mundo sobre medicina tradicional, complementar e integrativa: a Biblioteca Global de Medicina Tradicional (TMGL).

A medicina integrativa, segundo a OMS, é uma abordagem interdisciplinar e baseada em evidências para a saúde e o bem-estar, que utiliza uma combinação de conhecimentos, habilidades e práticas biomédicas e médicas tradicionais e/ou complementares.

Medicina integrativa não significa a apropriação das Medicinas Tradicionais e Complementares pela medicina ocidental moderna e seus praticantes.

A medicina tradicional tem sido frequentemente sub-representada em discussões científicas e políticas e a TMGL, ao coletar, preservar e compartilhar diversas fontes de informação sobre medicina tradicional, complementar e integrativa de diferentes bases de conhecimento em escala global e garantir acesso equitativo, visa apoiar os processos de aprendizagem e tomada de decisão.

A coleção de Mapas de Evidências da TMGL, "Intervenções para Condições Clínicas e de Saúde", incluirá terapias mente-corpo.


https://www.who.int/news/item/25-09-2025-traditional-medicine-global-library-to-launch-in-2025

2nd WHO Global Summit on Traditional Medicine

 The new WHO Strategy for Traditional Medicine 2025-2034 was adopted this year by the World Health Assembly and will be promoted by the 2nd Global Summit on Traditional Medicine under the theme "Restoring Balance: The Science and Practice of Health and Well-being."

The new WHO Global Strategy for Traditional Medicine has four main objectives: to strengthen the evidence base for Traditional, Complementary and Integrative Medicine (TCIM); to support safe and effective TCIM through appropriate regulatory mechanisms; to integrate safe and effective TCIM into health systems and optimize the intersectoral value of TCIM; and to empower communities.

The Summit aims to deeply address biodiversity protection, intellectual property rights, and the potential of Artificial Intelligence in TCIM.




2nd WHO Global Summit on Traditional Medicine

 In a time of instability, how can we restore balance?

The theme of the 2nd Global Summit on Traditional Medicine is "Restoring Balance: The Science and Practice of Health and Well-Being."

Balance can be found in practices that honor traditional knowledge systems, offer unique perspectives on health and well-being, and combine ancient wisdom with cutting-edge science.

Among the highlights is the world-renowned Tai Chi Chuan, a "MEDICATION IN MOTION" that can be the "IDEAL ACTIVITY FOR THE REST OF YOUR LIFE," according to Harvard.

The Summit will be held in December of this year in India.


Night Market in China offers Traditional Medicine

In Bai Yin, Gansu, China, Acupuncture, Massage, Cupping, Kwa Sa, Foot Bath and Herbal Medicine are are offered to the people in night market.
Gansu Province is a major base for the production and supply of TCM raw materials.


Credits for GLOBALink, New China TV 




 

2ª Cúpula Global de Medicina Tradicional da OMS. Em uma época de instabilidade, como restaurar o equilíbrio?

O tema da tema da 2ª Cúpula Global de Medicina Tradicional é "Restaurando o Equilíbrio: A Ciência e a Prática da Saúde e do Bem-Estar".

O equilíbrio pode estar em práticas que honram os sistemas de conhecimento tradicionais, oferecem perspectivas únicas sobre saúde e bem-estar, e unem sabedoria ancestral com ciência de ponta.
Entre os destaques, o mundialmente famoso Tai Chi Chuan, uma "MEDICAÇÃO EM MOVIMENTO" que pode ser a "ATIVIDADE IDEAL PARA O RESTO DA VIDA, segundo Harvard.
A Cúpula será realizada em dezembro deste ano, na Índia.








2ª Cúpula Global de Medicina Tradicional da OMS

A nova Estratégia da OMS para a Medicina Tradicional 2025-2034 foi adotada este ano pela Assembleia Mundial da Saúde e será promovida pela 2ª Cúpula Global da Medicina Tradicional sob o tema "Restaurando o Equilíbrio: A Ciência e a Prática da Saúde e do Bem-Estar". A nova Estratégia Global da OMS para a Medicina Tradicional tem quatro objetivos principais: fortalecer a base de evidências para a Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI); apoiar a MTCI segura e eficaz por meio de mecanismos regulatórios apropriados; integrar a MTCI segura e eficaz aos sistemas de saúde e otimizar o valor intersetorial da MTCI; e empoderar as comunidades. A Cúpula pretende abordar profundamente a proteção da biodiversidade, os direitos de propriedade intelectual e o potencial da Inteligência Artificial na MTCI.


https://www.youtube.com/watch?v=Z1Ge-prug48