Total Pageviews

Saturday, 3 November 2018

GRANDE NOTÍCIA PARA AS MEDICINAS TRADICIONAIS BR


PRIMEIRO CURSO DE BACHARELADO DE ACUPUNTURA BR



Este é um ano de muitas coincidências. Há exatos 70 foi criada a OMS, idealizada por China e BR. Em 1978 ocorreu a reunião de Alma- Ata, onde oficialmente foi recomendado aos países membros que incluíssem os profissionais das Medicinas Tradicionais em cuidados primários e em 2008 houve o Congresso da OMS de Medicina Tradicional onde foi adotada a Declaração de Beijing.
Completou cinco anos o UNESCO Report of the IBC on Traditional Medicine Systems and their Ethical Implications (2013) e, entre as muitas Resoluções da Assembleia Mundial de Saúde temos:
WHA31.33 (1978) Medicinal Plants e
WHA41.19 (1988) Traditional Medicine and Medicinal Plants.
A introdução de medidas para REGULAMENTAR A ACUPUNTURA já constava na Resolução WHA44.34 (1991).
WHA56.31 (2003) Traditional Medicine: reconhecer o papel de determinados profissionais tradicionais como um dos importantes recursos dos serviços de cuidados primários de saúde; promover e apoiar, se necessário, a formação e, se necessário, a reciclagem de profissionais MT; criar sistemas para a qualificação, acreditação ou licenciamento dos profissionais MT e fornecer informações confiáveis sobre MT/MCA para os consumidores e fornecedores”.
WHA61.21 (2008) Global Strategy and Plan of Action on Public Health, Innovation and Intellectual Propert.
Embora as datas não sejam redondas, existem outros trabalhos igualmente importantes da OMS como:
• Guidelines for Training Traditional Health Practitioners in Primary Health Care (1995);
• WHO Guidelines on Basic Training and Safety in Acupuncture (1999);
• Resolução WHA62.13 (2009) Traditional medicine;
• Resolução WHA67.18 (2014) Traditional medicine;
• WHO Guidelines on Developing Consumer Information on Proper Use of Traditional, Complementary and Alternative Medicine 2004;
• WHO Global Atlas of Traditional, Complementary and Alternative Medicine (2005) e
• Benchmarks for Training inTraditional/Complementary and Alternative Medicine: Benchmarks for Training in Traditional Chinese Medicine (2010).
A OMS lançou como parte da implementação das Resoluções WHA56.31 e WHA62.13 uma série de Parâmetros de Referência para formação em algumas Medicinas Tradicionais.
É importante ressaltar que quando se fala em medicina, seja ela moderna ocidental ou tradicional, em primeiro lugar deve-se levar em conta a proteção do consumidor, a segurança do paciente e seu direito de escolha do tratamento com base em informações confiáveis.
Outra questão fundamental.
Segundo as Diretrizes da OMS para Acupuntura, para manter sob controle a situação onde a exploração comercial da formação em Acupuntura não é incomum, com todas as consequências nefastas que disso decorrem, SISTEMAS DE EXAMES E LICENCIAMENTO SÃO NECESSÁRIOS PARA GARANTIR A COMPETÊNCIA dos formandos e para evitar a prática não autorizada. E enquanto não houver sistemas oficiais BR para a qualificação, acreditação ou licenciamento dos profissionais MT-no caso os acupunturistas- como recomendam as Resoluções WHA56.31 e WHA62.13, exames de proficiência internacionais de entidades ligadas á OMS como os da World Federation of Acupuncture-Moxibustion Societies (WFAS) e World Federation of Chinese Medicine Societies (WFCMS), das quais o Dr Sohaku é diretor e membro acadêmico, são essenciais para a proteção do consumidor.
Esperamos que esta Escola de Acupuntura auxilie na regulamentação dos profissionais da medicina tradicional, facilite a criação por parte do governo de sistemas de qualificação, acreditação ou licenciamento de profissionais da medicina tradicional e a integração destes profissionais no sistema nacional de saúde, e possibilite a criação de Escolas superiores da verdadeira Acupuntura, como já deixava muito claro o PLS 480/03 da Senadora Fatima Cleide: cursos superiores de Acupuntura manterão elevado o nível da prática no país e evitarão a DESTRUIÇÃO DA ACUPUNTURA PELAS DIVERSAS ESPECIALIDADES, uma vez que preservarão os VERDADEIROS ACUPUNTORES com TODO seu EMBASAMENTO TEÓRICO E VISÃO HOLÍSTICA.
TRADITIONAL MEDISIN deseja pleno sucesso à mais esta iniciativa do Dr. Sohaku Bastos.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto